top of page
Log Urban

Cross Docking o que é e como funciona.

Atualizado: 30 de ago. de 2022


Cross docking é um sistema de distribuição no qual o produto que foi comprado pelo cliente é despachado para um centro de distribuição ou para uma instalação (armazém). Nesse centro de distribuição/armazém, a mercadoria é expedida para o consumidor final de forma imediata, ou seja, acontece uma redistribuição rápida.


É uma técnica muito utilizada pelo e-commerce, ou seja, por lojas virtuais, que dispensam uma infraestrutura física maior e mais complexa. Mas não apenas as lojas virtuais adotam essa estratégia, muitas empresas físicas também estão aderindo a essa tendência.


Literalmente, o termo “cross docking” significa “cruzando as docas” por causa do sistema no qual os produtos desembarcados nos galpões das docas eram transportados por meio de esteiras automatizadas para veículos já preparados por cada região.



O objetivo é fazer a transferência de mercadorias o mais rápido possível, sem precisar investir em armazenamento ou estocagem.



A atividade de cross docking pode ser realizada com diferentes unidades de carga (paletes, caixas, kits…). Existem diferentes formas de organizar as tipologias de cross docking, mas se seguirmos os passos exigidos para realizá-lo podemos destacar:


1. Cross docking pré-distribuído


O pré-distribuído representa o modelo de cross docking mais básico. Nele, as unidades de carga já são preparadas e organizadas por parte do fornecedor considerando a demanda final. Portanto, a operação de cross docking “se reduz” ao receber a mercadoria e expedi-la exigindo pouca intervenção dos trabalhadores do armazém.


2. Cross docking consolidado


Em um esquema de cross docking consolidado, a mercadoria deve ser manuseada para ser adaptada aos requisitos do cliente final. Logo as unidades de carga recebidas são transferidas para uma área de cross docking ou área de acondicionamento para serem examinadas e adequadas aos pedidos demandados.

Isso pode significar organizar paletes a partir de unidades de carga menores ou ao contrário: dividir a mercadoria em pacotes individuais ou kits de produtos.

O cross docking consolidado implica preparar novas unidades de carga que satisfaçam a demanda do cliente final


3. Cross docking híbrido


Trata-se de um tipo de cross docking mais complexo que consiste em preparar os pedidos na área de acondicionamento com uma parte da mercadoria proveniente dos caminhões recebidos e com outra parte da mercadoria armazenada na instalação. Nesses casos, a mercadoria recebida pode passar para uma área de armazenamento temporário em vez de ser aplicado diretamente o cross docking.

É um tipo de cross docking mais flexível, que permite enfrentar uma maior variedade de casos, mas que também exige uma coordenação eficaz de todas as tarefas ligadas a essa operação.





11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page